quarta-feira, 16 de junho de 2010

Workshops Gratuitos a 19 de Junho na Feira da Primavera


Neste próximo Sábado, 19 de Junho, a Feira da Primavera oferece os seguintes Workshops:

14,00h - INTRODUÇÃO À ALIMENTAÇAO VEGETARIANA NATURAL

Somos aquilo que comemos. Segundo esta máxima a alimentação é preponderante no que somos e fazemos, o que leva a questionar as razões de, frequentemente, ainda praticarmos uma alimentação descuidada. Será que este comportamento não acabará por tornar inevitável o surgimento de inúmeros problemas de saúde associados ao estilo de vida e à alimentação inconsciente?
Numa sociedade onde o consumo de carne é predominante, o vegetarianismo, por motivos de ordem ética, ecológica, religiosa e espiritual, encontra-se cada vez mais difundido, estando igualmente implícito em novos paradigmas de aproximação da humanidade à Natureza.
Por outro lado, ainda que seja à partida uma alimentação bastante mais saudável ( por exemplo, isenta de hormonas e outras substâncias acumuladas nos animais abatidos para consumo) por vezes o vegetarianismo é igualmente praticado de forma bastante inconsciente e pouco equilibrada, não seguindo princípios de uma alimentação verdadeiramente natural.

Orientação: Pedro Jorge Pereira - activista da Casa da Horta e formador do projecto de alimentação vegetariana natural.
Participação: gratuita.
Limite: 20 participantes.
Inscrições: por mail para geral@feiradaprimavera.com (garantindo a sua participação) ou no local, por ordem de chegada, de acordo com instruções da organização.

16,00h - NASCIMENTO CONSCIENTE OU NASCIMENTO BIODINÂMICO – Projecção de filme e debate

A HumPar (Associação Portuguesa para a Humanização do Parto) convida o espectador deste magnífico filme de Debra Pascali-Bonaro a observar o nascimento nos
seus níveis físico, emocional e espiritual e a ser testemunha do quanto é parte indiscutivelmente integrante da sexualidade da mulher.
Da mesma forma que a consciência colectiva caminha para uma alternativa agrícola biológica como contraponto à sua industrialização, pretendemos, a partir das imagens do filme, debater o nascimento numa perspectiva biodinâmica como contraponto a um parto industrializado.
"Uma atitude biodinâmica baseia-se numa boa compreensão dos processos fisiológicos. A questão é aproveitar todo o potencial fisiológico da mãe e do bebé. É o oposto do parto controlado culturalmente, que de facto é o parto sob controle médico na nossa sociedade."
Michel Odent (obstetra francês)

Orientação: Marta Lima (educadora perinatal) e Mary Zwart (parteira).
Participação: gratuita.
Limite: 20 participantes.
Inscrições: por mail para geral@feiradaprimavera.com (garantindo a sua participação) ou no local, por ordem de chegada, de acordo com instruções da organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário